quinta-feira, 30 de maio de 2013

Uma boa estratégia para facilitar na pronúncia de palavras difícieis

Este material está em português de Portugal e fornece uma dica bem interessante para facilitar articulação e a pronúncia:

Por vezes, deparamo-nos com palavras que criam problemas de articulação, devido à sua complexa estrutura interna. Para tentar ultrapassar esses obstáculos, propomos-te a realização de alguns exercícios:

a)     Faz a leitura oral das seguintes palavras:



1)          anaeróbio
2)          solstício
3)          alóctone
4)          parênquima
5)          molibdénio
6)          cenozóica
7)          pleocroísmo
8)          polipéptidos
9)          abscísico
10)      lepidóptero
11)      birrefringência
12)      fenolftaleína
13)      quimotripsinogénio
14)      mesembriactemácea
15)      esplancnopleura
16)    haptotropismo



b)     Decerto te deparaste com algumas dificuldades. Para te facilitar a tarefa, pensámos numa estratégia de leitura que te poderá ajudar.



1)      ana-e--bio
2)      sols--cio
3)      a-lóc-tone
4)      pa-rên-quima
5)      mo-lib--nio
6)      ceno-zói-ca
7)      pleo-cro-ís-mo
8)      poli-pép-tidos
9)      abs--sico
10)  lepi-dóp-tero
11)  birre-frin-gên-cia
12)  fenol-fta-le-í-na
13)  quimo-tri-psi-no--nio
14)  me-sem-bri-ac-te--cea
15)  es-planc-no-pleu-ra
16) hap-to-tro-pis-mo



Como vês, destacando as sílabas que oferecem maior dificuldade à produção oral, torna-se mais fácil a articulação das palavras. Nas palavras menos extensas, destacámos apenas a sílaba tónica (ex:3,4,6,8,10). Nas palavras de maior extensão e complexidade silábica, procurámos pôr em evidência, não só a sílaba tónica, mas também as sílabas que parecem oferecer maior resistência à articulação da palavra. 


1.      Propomos-te agora que pratiques a produção oral de algumas palavras. Em primeiro lugar, deverás fazer uma leitura lenta, procurando marcar a estrutura silábica da palavra. De seguida, deverás lê-la, marcando o acento tónico (“chamar a palavra”). Por último, já serás capaz de a produzir de forma rápida e fluente. Experimenta!



1) fenilalanina
2) oligossacarídeos
3) (ácido) desoxirribonucleico
4) tireocalcitonina
5) peiritesquieláceas
6) adrenocorticotrofina
7) dinamometamorfismo
8) fotofosforilação
9) (ácido) acetilsalicílico
10) corticosteróide
11) hamamelidácea
12) fosfogliceraldeído



 Decerto reparaste que, após o cumprimento das primeiras duas etapas, conseguiste produzir a palavra de uma forma fluente. Procura fazer este exercício sempre que te depares com novas palavras de difícil produção.

2.      Sublinha as divisões silábicas que te parecem incorrectas, seguindo o exemplo de 1) e 2):





1)      cefa-ló-po-des
2)      o-li-go-nuc-le-ó-ti-dos
3)      hap-lo-di-plon-te
4)      zoo-plânc-ton
5)      el-ec-tro-mag-ne-ti-zá-vel
6)      eu-ge-os-sin-cli-nal
7)      pa-le-o-zói-ca
8)      dii-bri-dis-mo
9)      pla-gi-ó-cla-ses
10)  hid-ro-ge-no-car-bo-na-to
11)  bio-cli-ma-to-lo-gi-a
12)  ge-o-tec-tó-ni-ca
13)  id-i-o-blás-ti-ca
14)  de-u-te-ros-to-mi-a
15)  o-os-po-rân-gi-o
16)  es-tra-ti-gra-fi-a
17)  e-spon-gi-for-me
18)  of-tal-mo-sco-pi-a
19)  os-teo-mi-e-li-te
20)  de-li-ques-cên-ci-a



a)     Corrige-as.


b)     Repara de novo nas palavras:



   I.
4) zooplâncton
 5) electromagnetizável
 7) paleozóica
10) hidrogenocarbonato
11) bioclimatologia
12) geotectónica


II.
16) estratigrafia
17) espongiforme
18) oftalmoscopia
19) osteomielite
20) deliquescência


Fonte: http://ww3.fl.ul.pt//pessoais/didactica/Recursos/Trabalhos/Web%20documents/problemasprodoral.htm


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