quinta-feira, 30 de maio de 2013

Programa Fonoaudiológico

A dissertação "Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia" defendida por Soraya Mahmoud Farghaly no Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP traz em seus anexos um  roteiro para treino da voz que vale apena conferir. Veja abaixo mais informação e o link para os arquivos em pdf.

Dissertação de Mestrado
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia.
Palavras-chave: ACÚSTICA DA FALA, INTELIGIBILIDADE DE FALA, PERCEPÇÃO DA FALA, RÁDIO/estatística e dados numéricos, TREINAMENTO DA VOZ
 
Resumo em português
Esse estudo teve como objetivo propor e avaliar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR), aplicado aos alunos de um Curso Profissionalizante de Radialista – Setor Locução. O Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio foi estruturado em 7 módulos com duração de 7 aulas semanais. Esse Programa foi fundamentado na estimulação de 11 aspectos, os quais foram trabalhados seqüencialmente. Os participantes foram divididos em dois grupos, pareados quanto ao sexo e idade. O grupo de pesquisa foi constituído por 35 adultos, alunos do curso de locução e o grupo controle por 35 adultos, que espontaneamente se disponibilizaram a participar da pesquisa. Foram realizadas três análises, sendo: análise objetiva da voz, através da extração da freqüência fundamental, análise perceptivo-auditiva do uso vocal e análise objetiva da velocidade de fala na leitura. Os resultados indicaram que os grupos diferenciaram-se quanto ao uso vocal e à velocidade de fala na leitura. Em relação à análise do uso vocal, os grupos diferenciaram-se para os parâmetros de qualidade vocal, loudness, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura. Quanto à análise da velocidade de fala, os grupos diferenciaram-se tanto para o número de palavras/minuto como de sílabas/minuto. Em relação à análise objetiva da voz, para o grupo de pesquisa houve diferenças entre o pré e pós-aplicação do PFFLR, com redução da freqüência fundamental. Os resultados indicam que o PFFLR foi eficaz na sua proposta, e os parâmetros onde houve melhoras são aqueles específicos para a boa locução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário