sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A arte de falar

Livro apresenta técnicas e exercícios de dicção para se comunicar melhor através da fala
Servir como ferramenta para capacitar professores no ensino médio e fundamental para praticarem em sala de aula métodos e exercícios de boa leitura, promovendo, assim, um melhor desenvolvimento da fala entre os alunos. Um instrumento essencial em um mundo contemporâneo permeado pela comunicação. Esse é o objetivo do livro “Língua, Informação & Comunicação”, de Luis de França, que será lançado, hoje, logo mais, às 19h30, no Centro Cultural Oboé.


Autor de outros três livros (“Desenrolando a Língua”, “Dicção Total” e “Amigos Também se Amam”), Luis de França, ex-gago que já foi locutor de rádio, apresenta na obra uma série de exercícios de treinamento de dicção que visam um aperfeiçoamento das habilidades comunicacionais de cada um. “Esse é um livro bem didático que nos ajuda a conhecer melhor o que nos permite falar, o aparelho fonador”, explica o autor. “Quanto mais conhecermos sobre ele, mas saberemos como utilizá-lo. Para isso, o livro traz exercícios articulatórios de potência, respiração, relaxamento, aquecimento etc. Exercícios que ajudam a melhorar a comunicação”.

A comunicação, aliás, é um dos pilares do livro, bem como a língua e a informação. “A língua é a base, a mãe da formação educacional de um povo, no nosso caso o português. Quanto mais o estudamos, mais descobrimos novas variáveis e palavras diferentes que nem imaginamos”, acredita Luis de França. “A informação é um elemento importante que influencia nossa forma de pensar, falar, agir, viver e nos relacionar com as pessoas. É o conhecimento que nos alimenta o tempo todo através de nossos sentidos”, continua o autor. “Já a comunicação é a forma como transmitimos esse conhecimento. Onde não reina uma perfeita comunicação, impera uma grande confusão”.
De acordo com o autor, o livro “Língua, Informação & Comunicação” faz parte de um projeto macro, o Projeto Nacional de Dicção (Prondic), que, através de pesquisas, ajuda as pessoas a vencerem seus medos, timidez e insegurança, perdendo, assim, a vergonha de falar em público. “O projeto visa a investigação das causas desse problema e tem utilizado a sala de aula para o treinamento de alunos e profissionais com o objetivo de promover a boa dicção, evitando conflitos, perda da auto-estima e de oportunidades de emprego”, esclarece Luis de França.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - 26/3/2009

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